terça-feira, 10 de maio de 2011

A importância da língua portuguesa na aprendizagem da matemática

A importância da língua portuguesa na aprendizagem da matemática
 Esta investigação incidiu no estudo da relação entre a Língua Portuguesa e a aprendizagem da Matemática, nos aspectos fundamentais da interpretação e compreensão de enunciados de problemas, ao nível da resolução/formulação de problemas e actividades de investigação matemática. Neste âmbito, foram identificados três conjuntos de questões: 1) Como se caracteriza o desempenho de alunos do 4.º de escolaridade, na resolução de problemas? Que competências manifestam? Como evoluíram essas competências ao longo do estudo? 2) Que dificuldades manifestam os mesmos alunos, ao nível da interpretação/compreensão de enunciados matemáticos, quando resolvem problemas? Que dificuldades manifestam em Matemática? Como justificar e ultrapassar estas dificuldades? 3) Como caracterizar a influência da Língua Portuguesa na resolução de problemas de Matemática, explorados pelos mesmos alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do EB? Foi realizado um estudo de caso.
A recolha de dados realizou-se numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico (EB), envolvendo quatro pares de alunos com nove anos de idade. Foram aplicados questionários à professora e alunos, fez-se observação participante e o registo áudio e vídeo do trabalho desenvolvido nas aulas, foram analisados os documentos escritos dos alunos relativos às tarefas e registadas algumas notas de campo.
No final, foram feitas entrevistas, tanto aos alunos como à professora. A análise de dados possibilitou a verificação das competências e das dificuldades manifestadas. A selecção das estratégias adequadas na resolução das tarefas e a comunicação oral e escrita dos raciocínios foram as dificuldades mais evidenciadas, porque os alunos estranharam o facto de não ter de usar directamente os algoritmos das operações básicas e, ainda, provavelmente, por terem poucos hábitos de explicar, justificar e expor na aula de Matemática. No entanto, foi a este nível que os alunos revelaram maior evolução ao longo do estudo. Os pares que manifestaram maior número de competências em Língua Portuguesa, como leitura, interpretação e compreensão adequadas dos enunciados, tiveram maior facilidade em resolver as tarefas matemáticas. Este estudo permite, desde já, adiantar que, em princípio, a Língua Portuguesa influencia o desempenho dos alunos do 4.º ano de escolaridade do EB na resolução/formulação de problemas e investigações matemáticas. Por isso, será de concluir que quanto maior e melhor for o domínio da Língua Portuguesa, maior e melhor será o seu desempenho em Matemática.

Autor:  Costa, Anabela Mâncio
Postado por: Ramalho Vasconcelos

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