domingo, 13 de janeiro de 2013

'Matemática foi difícil e português, fácil', dizem candidatos da Unicamp

'Matemática foi difícil e português, fácil', dizem candidatos da Unicamp

Prova de exatas tinha questões de progressão, geometria e matriz.
'Prova foi lírica', diz candidato sobre exame de língua portuguesa.


O estudantes Lucas Toledo prestou vestibular da Unicamp como treineiro (Foto: Luciano Calafiori / G1) 
O estudante Lucas Toledo diz que "prova foi lírica"
(Foto: Luciano Calafiori / G1)
Os primeiros estudantes a deixar a prova da segunda fase da Unicamp neste domingo (13) tiveram consenso sobre a impressão do exame. Para os candidatos, a prova de matemática foi a grande vilã do primeiro dia de avaliação. Alguns dos estudantes acharam, em contrapartida, português fácil. O exame do primeiro dia terminou às 17h.

Na área de exatas, os estudantes foram cobrados por conhecimento sobre geometria, progressão aritmética e geométrica , e algumas questões abordaram matrizes. Em língua portuguesa, a universidade apostou em muitas questões com poesia, de acordo com os estudantes.
O primeiro grupo a deixar a prova no principal local de prova de Campinas, a Unip no bairro Swift, saiu da sala por volta das 15h30. A maioria deixou pelo menos uma questão sem resposta. O treineiro  Lucas Toledo, de 16 anos, é um dos que deixou questões em branco. “Deixei um monte de coisas sem responder. Mas português a prova estava muito lírica, e foi mais fácil”, disse.
O treineiro Guilherme Henrique Duarte é mais um a confessar dificuldades em matemática.Ele deixou várias questões em branco e espera mais sorte no ano que vem. "Só teve uma que eu fiz bem. Bateu uma luz divina", comemora.
Estudantes comentam a prova da 2ª fase da Unicamp na Unip em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1 ) 
Estudantes comentam a prova da 2ª fase da Unicamp
em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1 )
Gabriel Vivaldini, de 16 anos, Bárbara Luana Tagliari, 16 anos, Katylyn Lousie, 17 anos, e Elisa Del Alamo, 17 anos, classificaram a exigência de muitas fórmulas como obstáculo maior da prova de matemática."Era muito decoreba", explica o estudante que vai prestar vestibular para valer no ano que vem
Também na prova de matemática, os alunos se queixaram do excesso de contas necessárias para responder as questões . “O enunciado estava muito complexo e tinha necessidade de fazer muitas operações”, disse o jovem Matheus Tribst Rico, de 17 anos.
A estudante Isabelly Francini, de 17 anos, lembra que a prova de português citou os poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade. O candidato Gabriel Vivaldini, de 16 anos, disse que a prova foi fácil, mas precisava ter lido as obras literárias obrigatórias. “O enunciado citava trechos dos livros e você tinha que fazer a associação”, conta.
O coordenador do vestibular da Unicamp, Maurício Kleinke, disse que já esperava que os candidatos elegessem matemática a parte mais difícil do primeiro dia. Segundo ele, muitos professores solicitaram que os alunos tivessem um conhecimento mais fundamentado na matéria. "Mas nada que eles não tenham visto no ensino médio", afrimou Kleinke.
Prova
A segunda fase do vestibular da Unicamp tem cinco provas. Os candidatos vão enfrentar 24 questões dissertativas a cada dia de provas, no domingo (13), segunda-feira (14) e terça-feira (15). São 4 horas para os alunos responderem a prova a cada dia.
Neste domingo, os alunos farão teste de língua portuguesa e literatura e também de matemática.  Serão 24 questões, doze de língua portuguesa e 12 de matemática.
A prova, que começa logo após o fechamento dos portões às 13h, tem quatro horas de duração. O tempo mínimo em sala de aula é de duas horas e trinta minutos.
A maratona da segunda fase segue na segunda-feira com ciências humanas e artes e a prova de língua inglesa.O vestibular termina com o teste de ciências da natureza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário