quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como Estudar Matemática


Como estudar Matemática
Ah, Matemática... A rainha das ciências exatas... Como toda rainha, ela é exigente, cheia de caprichos, mas sabe recompensar bem seus leais súditos... :
Essa disciplina possui natureza cumulativa, ou seja, é importante dominar bem seus fundamentos antes de avançar para os tópicos mais avançados. Antes de aprender o tópico D, você necessita dominar os tópicos anteriores A, B e C.
Difere bastante de História ou Geografia, matérias em que você pode estudar tudo fora de ordem. Se você quiser assimilar Revolução Francesa antes das Grandes Navegações, tudo bem, não há empecilhos. O mesmo acontece se você quiser estudar tudo sobre Ásia em Geografia antes de ler sobre África. Ou seja, não é necessário seguir uma determinada ordem. Você pode estudar o assunto R antes de A, B, C ou D.
Matemática tem de ser estudada sem pressa, numa boa e com amplos horizontes de tempo. A melhor maneira de memorizar as fórmulas é entendê-las, "brincar" com elas nos exercícios. Aqui não funciona aquela história de "ah, vou aprender tudo sobre Números Complexos em apenas duas horas"; antes, o que vale é a perseverança, a capacidade de insistir, pois certos tópicos realmente demoram para ser inteiramente compreendidos.



Aquele método japonês, o Kumon, estimula os estudantes a "brincar" sozinhos com a Matemática, num típico esquema de "self-study" (estudo individual). O professor ou a professora dá algumas instruções preliminares, algumas rápidas explicações e resolve somente alguns exercícios com os alunos, que, a seguir, são encorajados a ficar duas ou três horas resolvendo uma bateria de exercícios práticos dentro do que foi explanado pelo professor ou pela professora. Os orientais, por pressão sócio-familiar-cultural, tendem a estudar sozinhos as matérias de Exatas e eles acabam ficando realmente bons. Nós, brasileiros, somos mais acomodados e tendemos a apenas acompanhar o que os professores nos ensinam nas aulas. Com isso, ficamos com poucas "horas de vôo" e sem descobrir muitas coisas por conta própria - o método da descoberta é uma das melhores maneiras de assimilar novos conteúdos.
Encorajo os vestibulandos a dedicar pelo menos dez horas semanais para estudar Matemática sem pressa no esquema de self-study (estudo individual). Aí você talvez queira me perguntar: "puxa vida, Renato, estudar sozinho(a) é complicado, não tenho motivação para isso... Como faço?"
A solução reside em estudar mesmo sem ter vontade para isso. Admito que é uma subida de serra, mas isso é apenas no começo. Tudo na vida é questão de hábito. Uma vez que se firme o hábito de estudar por conta própria, você começa a fazê-lo automaticamente, numa buena, como se fosse um passeio no parque.
Comece a estudar mesmo sem ter vontade, force a barra, insista, que a vontade surgirá no meio do caminho. A primeira meia hora é a mais difícil, mas, depois disso, você geralmente "engrena" nos estudos e vai que vai com força total. :)
Praticar o self-study é bom por outro motivo: se Deus quiser, você ingressará numa ótima faculdade pública (sim, acredite nisso, é possível, você é melhor do que pensa!). Nessas instituições públicas de ensino superior, é comum encontrar professores que são exímios pesquisadores e conhecedores de vários assuntos, mas cuja didática pode ser ruim. Eles, por vezes, não sabem transmitir aquilo que sabem ou, então, dão aquelas aulas "burocráticas", sem motivar os estudantes.

Os acadêmicos das universidades públicas geralmente têm de se virar por conta própria, lançando mão do abençoado self-study. Por que, então, não conquistar este valioso hábito já para passar no vestibular? Acredite, vale a pena.
Não existe meio de aprender Matemática sem investir tempo e esforço nos estudos individuais. O que os professores nos ensinam nos colégios e cursinhos pode ser um bom princípio, mas não é suficiente para criar uma "massa crítica" de conhecimentos que lhe permita "explodir" com força total no vestibular e assim conquistar sua sonhada vaga.
Os vestibulandos de Medicina enfrentam vestibulares tão concorridos que não basta ir bem apenas em Biologia, por exemplo. Geralmente, esses bravos guerreiros têm de obter boas notas em TODAS as disciplinas, inclusive Matemática. O vestiba da Unifesp (Univ. Federal de São Paulo) atribui o mesmo peso para Biologia, Física, Química e Matemática. Ou seja: Matemática acaba sendo tão importante e valiosa quanto Biologia, por incrível que possa parecer!
Para ingressar na Med Unifesp, o candidato tem de se superar na tétrade "Biologia-Física-Química-Matemática", mas sem descuidar de Redação, Português, Inglês, História e Geografia, que seguramente servem de fiéis da balança. Acho que acabou o tempo em que se entrava numa boa faculdade de Medicina sendo bom apenas em Biologia.
Lecionar: ótima maneira de aprender
Procure ensinar aos seus colegas tudo o que você aprender, pois lecionar é uma ótima maneira de aprender. Talvez você esteja pensando: "pô, Renato, você deseja que eu entregue o ouro ao bandido? É suicídio ajudar a concorrência!"

Bom, se você raciocinar de maneira puramente linear, talvez isso realmente aconteça em certos casos, mas o fato é que, ao ensinar, você sedimentará melhor a matéria e estará sempre um passo ou dois à frente de seus discípulos. Seus concorrentes poderão até avançar, mas você sempre avançará mais que eles. :)

Competição não exclui cooperação e amizade. Podemos ser competitivos apenas na hora das provas. Mas, na preparação e nos estudos, nada nos impede de ajudar outras pessoas. Saber trabalhar em equipe é valorizado nas empresas e nos meios acadêmicos (cooperação entre pesquisadores, por exemplo).
Estudo via Internet
Estudar via Internet pode ser muito bacana e produtivo, caso você consiga resistir àquela tentação de entrar no Orkut ou no MSN Messenger.

Há um portal legal para estudar Matemática, o Só Matemática: http://www.somatematica.com.br/.
Sistema de metas e recompensas
Estabeça metas e recompensas. Exemplo: procure entrar no Orkut ou no MSN somente depois de estudar duas horas de Matemática on-line.
Quando conseguir aprender um tópico mais avançado de Matemática, dê-se de presente um chocolate, por exemplo, caso você aprecie este tipo de iguaria.

Estabelecer um sistema de metas e recompensas ajuda a motivar para estudar as matérias de Exatas.

Postado por Ramalho Vasconcelos 
Fonte: www.vestibatotal.kit.net/pages/matematica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário