quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Recuperação escolar

Recuperação Escolar
Qual a efetividade deste procedimento?
       Todos os anos, entre o final de novembro e os primeiros dias de dezembro ou inicio do ano, as escolas brasileiras entram em período de recuperação. Durante aproximadamente 10 dias os alunos que tiveram rendimento abaixo das médias previstas têm um curso intensivo durante o qual devem recordar e estudar novamente os pontos mais importantes das disciplinas nas quais não conseguiram atingir os resultados esperados.
        Qual a efetividade deste procedimento? A recuperação escolar propicia ganhos reais para o aprendizado dos alunos? Como os professores operacionalizam o trabalho da recuperação? Em poucos dias é possível rever tantos conteúdos juntamente a alunos que tiveram dificuldades e atingir resultados satisfatórios? O que se ensina e se avalia neste período?


        Normalmente os professores procuram privilegiar os conteúdos que consideram mais importantes dentre todos aqueles que foram trabalhados ao longo do ano letivo. Há algumas escolas em que se apregoa que na recuperação toda a matéria do ano letivo será cobrada na recuperação... Considerando-se que o período de tempo previsto para estes estudos é bastante reduzido, é impraticável para qualquer professor conseguir realizar esta proeza.
        Além disso, em se considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos que estão em recuperação, a adoção de um programa completo, com todos os conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo, complicaria em demasia a vida dos estudantes e em nada melhoraria os seus conhecimentos. Aliás, mesmo com os professores privilegiando os conteúdos que consideram mais importantes, ainda assim a efetividade do processo de recuperação continua em xeque...
        Algumas redes de ensino públicas e particulares utilizam-se do processo de recuperação bimestral ou semestral. Ao invés de concentrarem toda a carga de estudos [o que acaba acarretando um nível de stress emocional maior sobre os alunos] somente no final do ano, estas escolas adotam o processo de recuperação escolar em duas ou quatro etapas anuais, chamada de PRALET.

Postado por Ramalho Vasconcelos
Fonte: planeta educação

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