“A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo”
Galileu Galilei .
A etnomatemática é a arte ou técnica (techné = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (matema), dentro de um contexto cultural próprio (etno). D’Ambrosio
A influência recíproca entre culturas muitas vezes não é relacionada na historiografia da matemática, e por isso tem implicações na educação. O acontecimento das múltiplas culturas , tem influência nos preceitos escolares. Há uma grande tendência em trabalhar com prioridade a matemática da cultura predominante, descuidando do ambiente cultural do aluno.
A linguagem matemática se vincula com a tradição e a tecnologia dos dias atuais, através de sua operacionalização. Não é exagero dizer que a linguagem matemática se insere nas mais diferentes atividades humanas como por exemplo: nas artes, na música, na arquitetura, na dança, nos esportes, na engenharia, na informática, enfim dentro do contexto da sociedade onde está inserido o indivíduo.
Dentro do contexto social a matemática é uma ferramenta para a tomada de decisões, fornecendo instrumentos para avaliar os resultados das ações implementadas para a resolução escolhida. O conhecimento que é gerado pela matemática em todas as culturas , através de tomada de decisões e de resoluções de problemas, tem uma atitude subordinada ao social e cultural. A história representa de maneira geral a historia dos grupos sociais e a afirmação de identidade desses mesmos grupos, com isso os educadores matemáticos querem simplificar o ensino da matemática, valorizando o seu uso social : a matemática do dia-a-dia. Devemos lembrar que toda a construção teórica da matemática , também nos deu os melhoramentos tecnológicos , que fazem parte do século atual: o telefone celular, a Internet, o laser, as televisões a cabo, etc.
Postado por Ramalho Vasconcelos
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
otimo, prof. Ramalho!!!
ResponderExcluir